PMES: entenda a importância de consultar regularmente as notas fiscais do CNPJ
Para quem possui um negócio, a consulta regular das notas fiscais emitidas para o CNPJ é uma prática considerada essencial, seja para pequenos negócios, seja para negócios de porte médio.
A consulta regular busca manter as finanças e os documentos fiscais em dia, especialmente considerando a proximidade do encerramento do ano fiscal, momento em que as auditorias e relatórios financeiros aumentam.
Além disso, a prática pode ajudar a identificar possíveis problemas com transações financeiras, facilitando também na hora de fazer uma apuração precisa dos impostos, bem como evitar fraudes, como notas fiscais frias.
A diretora de vendas para pequenas e médias contas da Qive, Gabriela Chamis, explica que buscar as notas fiscais emitidas para o CNPJ com frequência ajuda a identificar erros de preenchimento, além de duplicações ou até mesmo fraudes.
“Além disso, ao monitorar entradas e saídas de documentos fiscais, a empresa se mantém em conformidade com as obrigações tributárias, garantindo que o SPED Fiscal e outros relatórios fiscais estejam sempre atualizados”, orienta Chamis.
Assim, veja abaixo as principais dicas para realizar o monitoramento das notas fiscais emitidas para o seu CNPJ:
- Utilizar portal Sefaz;
- Controle e apuração dos impostos;
- Prevenção ou mitigação de erros;
- Prevenção de problemas fiscais;
- Gestão automatizada
Fonte: Contábeis